Monday, June 29, 2009

FaceBook In Reality - idiotsofants.com and BBC'sThe Wall



Como se pode brincar e explicar o modus operandis do FaceBook. Ja foi visto por mais de 2 milhoes curiosos.

Tuesday, June 23, 2009

Campanha interactiva da Mcdonals em Londres



A McDonald's colocou recentemente um anuncio interactivo num ecran LED na famosa praca britanica de Piccadilly Circus onde cerca de 1.1 milhoes de turistas tem vindo a tirar fotografias semanalmente todos entusiasmados, uns a levantar pesos, outros a terem fumo a sair pelos ouvidos, a ter uma cartola na cabecao, a agarrar um chapeu de chuva, a dar cabecadas numa bola de futebol, a pensar num BigMac ou batatas fritas, a suprar num balao a dizer "Hi Mum", a levar com um martelo na cabeca, a suprar as velas num bolo de anos, ... obviamente que o facto de eles as quererem mostrar depois aos amigos vai contribuir para continuar a promover a marca dado que o grande M dourado aparece no fundo da fotografia. Melhor "word-of-mouth" que este seria impossivel. Alias como se pode comprovar pela distribuicao destas mesmas fotografias no flickr, no facebook, no youtube.

Thursday, June 18, 2009

Exemplo de como se deve promover o lancamento de um livro: do escritor Stieg Larsson



Alfred A. Knopf o dono da empresa Bertelsmann aposta que o creativo autor sueco Stieg Larsson tem ideias geniais para vender nos Estados Unidos depois do sucesso obtido com "The Girl With the Dragon Tattoo," que em 2008 vendeu mais de 225 mil exemplares. Para promover o novo livro "The Girl Who Played With Fire" esta editora esta a investir numa nova campanha publicitaria que utiliza publicacoes de renome (New Yorker, New York Times, The Wall Street Journal) e recorre a banners em USAToday.com, Politico.com, WSJ.com, NYTimes.com e outras iniciativas no Wikipedia, Facebook (onde conta com mais de 13,000 fans e Twitter para alargar a rede de eventuais leitores. Sem duvida um exemplo de marketing coordenado. Que teve destaque no Financial Times. Afinal nao ja nao existe nada que aconteca por acaso! Existe inclusivamente empresas a oferecerem-se para 'ajudar' este tipo de promocao, como por exemplo a Strothman Literary Agency. O objectivo ja nao e apenas tentar criar conhecimento mas tambem adicionar valor e levar as pessoas a aceitar, participar e comprometerem-se com o produto.

Wednesday, June 10, 2009

Um emprego verdadeiramente bom by Murphy-Goode



Murphy Goode Winery, produtor de vinho norte-americano lancou um concurso intitulado "A Really Goode Job" onde procura a pessoa ideal para escrever e partilhar a historia e toda a actividade desta empresa e da regiao vinicola onde a mesma se encontra inserida - Sonoma County wine country. Para se habilitarem a um emprego de 6 meses na quinta e a um salario de 10,000 dolares mensais, todos os interessados tiveram que produzir um video de 1 minuto de duracao e submete-lo a apreciacao de um juri e do publico em geral. Esta iniciativa demonstra a importancia de nao so ter uma boa ideia mas de produzir conteudos e buzz em volta de uma marca.

Wednesday, June 3, 2009

Pior Profissão do Mundo - Massagista de modelos



Eis o exemplo da campanha que um website de oferta de emprego brasileiro www.dreamjob.com.br utilizou para promover os seus servicos online - onde mais de 140,000 posicoes estao disponiveis e uma delas vai agradar a quem os visita. Assim e atraves de um anuncio bastante imaginativo, um massagista fala dos inconvenientes e desvantagens da profissao de massajar os corpos de modelos como se fosse a pior profissao do mundo: sem horario, sem reconhecimento, sem sindicato e o reclamar das clientes, etc.